AMINOÁCIDOS E VITAMINAS SÃO ESSENCIAIS

CRESCIMENTO MENINOS

14 de outubro de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA – NUTRIÇÃO: A OBESIDADE ABDOMINAL, VISCERAL E CENTRAL É UMA DOENÇA CRÔNICA,

Resultado de imagem para Adolescence is a stage of human development fundamental to physical and psychological growth and maturation
COM ENORME PREVALÊNCIA NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS, VEM AUMENTANDO GRADATIVAMENTE E TRAZENDO UMA SÉRIE DE COMPLICAÇÕES DE SAÚDE.

A Adolescência é uma etapa do desenvolvimento humano fundamental para o crescimento e maturação física e psicológica. É nesta fase que o indivíduo procura construir e edificar de uma forma pró ativa a sua identidade, que ensaia e se afirma como ser independente, autônomo, diferente do outro, com necessidades, interesses, capacidades e linguagens diferentes. É um período em que a mudança é a principal fonte de toda a novidade, gerando um leque enorme de novas capacidades. Deste modo a adolescência é um período complexo e de considerável risco para a saúde, mas também pode ser um período crítico para intervenções significativas de promoção da saúde e de estilos de vida saudáveis. Definir uma adolescência saudável implica não só um olhar sobre os comportamentos e condições relativas a este período de vida, mas também sobre os problemas que surgiram na infância e que eventualmente se poderão manifestar durante a adolescência, bem como sobre os comportamentos que funcionarão como antecedentes condicionadores de uma vida adulta saudável.
Estes comportamentos são complexos, tendo cada um destes comportamentos de saúde várias influências ou fatores determinantes. Tendo em consideração que "saúde é o estado completo de bem-estar físico, mental e social que implica ausência de doença", é importante que a população veja não apenas aumentar a sua expectativa de vida, mas também a qualidade dessa mesma vida. A prevalência da obesidade, a nível mundial, é tão elevada que a OMS considerou esta doença como a epidemia global do século XXI. Neste século, a obesidade tem uma prevalência igual ou superior à da desnutrição e das doenças infecciosas. Por tal fato, se não se tomarem medidas drásticas para prevenir e tratar a obesidade, mais de 50% da população mundial será obesa em 2025. Assim, a obesidade é uma doença crônica, com enorme prevalência nos países desenvolvidos, atingindo homens e mulheres de todas as raças e de todas as idades. Desde há alguns anos que a OMS tem vindo a manifestar uma enorme preocupação com as questões relativas a consumos alimentares das populações, sobretudo da população jovem. De fato, o paradigma da saúde mudou: a subnutrição passou a ser alvo de uma atenção tão grande quanto à subnutrição. Estima-se que a obesidade é, à escala mundial, a segunda causa de morte passível de prevenção. É uma doença dispendiosa, de alto risco, crônica e reincidente; esta doença afeta milhões de pessoas em todo o mundo, inclusive crianças. Embora não seja nova, ela assume agora proporções epidêmicas e está a aumentar exageradamente. Esta tendência é, sem dúvida, alarmante em virtude das doenças que lhe estão associadas. Para o desenvolvimento da obesidade está relacionado com os erros alimentares, onde a um consumo crescente de energia e calorias vazias, açúcares, gorduras e também de sal, e em conseqüência a uma diminuição no consumo de frutas, verduras e legumes e uma diminuição da atividade física.

O aumento da prevalência da obesidade na adolescência e paralelamente os riscos de saúde verificados, justifica esforços para a sua prevenção. Hoje se sabe que a atividade física, como andar subir e descer escadas de uma forma moderada é favorável à manutenção da saúde e ajuda também na prevenção das doenças. A prevalência de indivíduos com sobrepeso e obesidade fornece dados que realçam a importância de programas de educação para a saúde que integrem a prática orientada de atividade física e a instalação de hábitos alimentares saudáveis, como medidas preventivas. Só através da conscientização da população em geral e a mudança dos hábitos em geral que irá ter um declínio dos níveis de obesidade em escala mundial.

Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930


Como Saber Mais:
1. A atividade física pode colaborar na diminuição das doenças crônicas não transmissíveis?
http://obesidadecontrolada1.blogspot.com


2. A obesidade é uma doença crônica, com enorme prevalência nos países desenvolvidos, atingindo homens e mulheres...
http://gorduravisceral.blogspot.com

3. A adolescência é um período complexo e de considerável risco para a saúde...
http://controladaobesidade.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:
Pereira B.; Condessa I.; Carvalho G. S.; Cunha C.; Pereira V. Actas do Vº Seminário Internacional/IIº Ibero Americano de Educação Física, Lazer e Saúde, Maio, 2009.


















Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM 
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br

Google Maps: 

http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17

Seguir no Google Buzz